quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Copa do Mundo de Rugby Union de 2015



A Copa do Mundo de Rugby Union de 2015 será a oitava edição do torneio de rugby. O torneio será encenado novamente na Europa e será organizado pela Inglaterra durante o período de 18 de setembro-31 de outrubro. A cidade de Londres será palco da final do torneio, que será encenada em um dos maiores e mais tradicionais estádios de rugby do mundo o Estádio de Twickenham.

A Inglaterra foi anunciada como sede em 28 de julho de 2009, derrotando as ofertas rivais de Itália, África do Sul e Japão. O país foi indicado pela World Rugby para sediar o evento.[1]

Das 20 equipes que disputam o torneio, 12 delas foram qualificadas por terem terminado entre as três primeiras em seus respectivos grupos no último mundial. As 8 demais vagas foram alocadas para as competições de qualificação. Em relação ao último mundial em equipes participantes, a única que não aparece novamente é a Rússia que deu lugar a seleção do Uruguai.

Como assistir no Brasil:
Direitos de transmissão.

A ESPN Brasil confirmou a compra dos direitos de transmissão exclusivos da Copa do Mundo de Rugby de 2015, em Londres, e também do Mundial de 2019 que será realizado no Japão. O contrato da emissora com a Rugby World Cup Limited garante a transmissão AO VIVO do jogo abertura, quartas, semis e finais.
Essa notícia reafirma a posição cada vez mais forte do rugby na emissora que traz na sua programação os principais torneios do mundo - Aviva Premiership, Super Rugby (que acabou no sábado passado com a inédita, e de certa forma inesperada, vitória na final, 33 a 32, do Waratahs contra o Crusaders), Heineken Cup (futura Copa Europeia de Campeões), Six Nations e o Rugby Championship que começa no agora no próximo dia 16 de agosto.

A Copa do Mundo de Rugby será transmitida para 207 países e tem uma expectativa de audiência de mais de 4,2 bilhões de pessoas.


O rugby é um dos esportes mais conhecidos do mundo, e a sua Copa do Mundo é o terceiro evento mais assistido do mundo, perdendo apenas para o Mundial de Futebol e para as Olimpíadas. Em 2015, o torneio será realizado na Inglaterra, reunindo 20 seleções de todo o mundo. Se você acha interessante o esporte, mas ainda não entende, leia as regras abaixo:

REGRAS

NÚMERO DE JOGADORES

Sendo a modalidade mais tradicional do rugby, o Rugby Union possui 15 jogadores de cada lado. Para uma Copa do Mundo, são convocados 31 atletas, para suprir cada posição. Você pode conhecer mais sobre as posições do rugby clicando aqui.

TEMPO

Uma partida de rugby assemelha-se à de futebol em termos de tempo. São 80 minutos, divididos em dois tempos de 40 minutos, com paralisação em caso de lesões ou de uma vídeo conferência (TMO), realizada quando um try ou uma penalidade causa dúvida, e necessita-se de um recurso televisivo.



TRY

Vale 5 pontos, ocorre quando um dos jogadores apoia a bola no in-goal (última área) do time adversário. Após o try, o time tem direito a fazer uma pontuação extra por meio do drop goal, que vale dois pontos.

CONVERSÃO

A conversão ocorre após o try, na “linha” de onde a bola foi apoiada no in-goal, a zona de try. O chutador apoia a bola, e tenta acertá-la entre os postes, creditando mais dois pontos. Se não for convertido, o jogo recomeça com a equipe que sofreu o try chutando no drop inicial.

DROP GOAL

O drop-goal é realizado soltando a bola no chão e chutando logo após ela quicar no solo. Se passar entre os postes, vale três pontos para o clube que chutou.

TACKLE

É um termo bastante comum não somente no mundo do rugby, mas também no futebol americano. O “tackle” é a derrubada do jogador, quando ele sofre contato. No rugby, apenas o jogador que estiver com a bola pode ser “tackleado”, caindo e formando o ruck, ou permanecendo em pé e gerando o maul.

SCRUM

Uma das jogadas mais conhecidas do rugby union. Com oito jogadores de cada lado, a jogada serve como uma maneira de cobrar uma penalidade, colocando a bola em disputa de jogo. O scrum-half do time que sofreu a penalidade introduz a bola na disputa, para que ela seja colocada em jogo. A grande vantagem da equipe que insere a bola no scrum é que é conhecida a hora em que será colocada em disputa.



MAUL

Ocorre quando a bola fica em disputa “em cima”, quando um atleta possui o domínio e cada um dos lados o empurra para avançar.

RUCK

Formado quando o atleta é derrubado após o “tackle”. O atleta vai ao solo, e os jogadores tentam com o corpo trazer a bola para seu lado, para que ela seja colocada em ação. A partir do momento em que o atleta vai para o chão, o mesmo deve soltar a bola para que ela possa ser disputada.

LATERAL

A formação de lateral ocorre quando a bola sai por uma das laterais do campo. O time que obtiver a posse de bola irá cobrar o lateral através do hooker, que lançará a bola. Antes da jogada será definida a quantidade de atletas que irão para a formação, geralmente variando de 3 a 7. Com o lançamento da bola, um “elevador” é formado, com dois atletas levantando um para a disputa da bola.

CHUTE (Kick for touch)

No caso de uma cobrança de penalidade, caso o time que sofreu a falta opte por chutar, ele pode chutar para a lateral. Em qualquer ponto que ela saia, será lateral para o time que chutou, diferentemente do normal. Durante a partida, o chute é uma importante arma para “desafogar” o time, recuando seu adversário.

Se o chute for dentro da linha de 22, o lateral será cobrado onde a bola sair. Se for fora da linha dos 22, será cobrado no local onde foi chutada (caso saia diretamente) ou onde a bola sair (se quicar dentro do campo antes).

PENALIDADES DO RUGBY UNION

PASSE PARA FRENTE

No rugby, a bola pode apenas ser passada para trás ou para o lado, e só vai para frente por meio da corrida ou através de chutes. Se um passe vai para frente, uma penalidade é marcada, com scrum a favor do clube que estava sem a bola.



KNOCK-ON

Ocorre quando um atleta deixa a bola cair para a frente. Geralmente ocorre quando um atleta é tackleado. A forma de cobrar a penalidade é através do scrum fixo, com posse de bola para o time que estava sem a bola

OFFSIDE

É configurado no ruck. Após a formação do ruck, o atleta deve ficar na linha atrás do pé de seu companheiro que está no ruck. Se ficar à frente, não poderá participar da jogada até a formação de um novo ruck.

TACKLE ALTO

Jogada de risco. Um atleta só pode levar o tackle do pescoço para baixo. Acima disso, é configurada uma penalidade, podendo gerar até cartões amarelos ou vermelhos.



BOLA PRESA NO RUCK

Quando um jogador é tackleado e vai ao chão, imediatamente deve soltar a bola para que ela seja disputada. Em caso de prender a bola, uma penalidade é dada para o time que estava sem a posse de bola.

BOLA PRESA NO MAUL

Quando há a formação de um maul, a bola deve ser colocada em jogo caso não haja avanço no campo. Se não for jogada, é configurada penalidade e a posse de bola vai para o time adversário.

LATERAL TORTO

Outro tipo de penalidade pode ocorrer na cobrança do lateral. Quando o hooker introduz a bola no campo, ela deve ser reta, entre as formações de lateral, para que os dois times tenham chances iguais de disputar. Quando a bola pende para o clube que está cobrando o lateral, é configurada uma penalidade.

CARTÕES

O rugby possui duas formas de penalizar um atleta que cometeu algum tipo de falta ou antijogo. Quando um jogador recebe um cartão amarelo, o mesmo fica 10 minutos fora da partida, deixando seu time com 14 atletas. No caso de um cartão vermelho, é expulsão direta.

Você pode perceber no vídeo abaixo a expulsão do galês Sam Warburton, na semi-final da Copa do Mundo de Rugby 2015. Na partida contra a França, Warburton tackleou o atleta francês e o jogou no chão, perto da área do pescoço, ocasionando um risco à integridade física do atleta francês. Expulsão direta.



Agora é sentar a frente da TV e aproveitar os lances do mundial.



FONTE: Wikipedia, ESPN, Torcedores.com