sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Fantasmagorias: Curtas de animação sobre lendas latino-americanas

Estava eu assistindo filme durante essa madrugada, quando no intervalo, me deparo com uma animação espetacular sobre lendas latino americanas.
Nas linhas a seguir vamos falar mais detalhes sobre essa arte sensacional.

Fantasmagorias é uma série de curtas de Terror em animação criados pela produtora argentina Studio Freak, especialista em trabalhos para gigantes da TV como FOX, NatGeo, Discovery, History Channel, entre outras. Encomendados pela HBO, estes quatro curtas trazem ao público algumas das lendas mais aterrorizantes que se espalham pela América Latina nas últimas décadas.



O primeiro é dedicado à lenda “La Llorona” (A Chorona), o mais conhecido mito de Terror mexicano. Uma simples empregada em uma grande e abastada residência se envolve com um dos filhos da família. Depois da promessa de que fugiriam e se casariam, ela vai para o interior a esperar pelo seu amado, que não aparece. Dali em diante uma cadeia de horrores vai importuná-la para o resto da eternidade, em uma onda de arrependimentos que não terá mais volta.



Na sequência vem a história “La Niñera” (A Babá), que retrata um jovem casal argentino que contrata uma babá na melhor agência de Buenos Aires para cuidar do seu bebê, enquanto eles vão ao cinema comemorar o seu aniversário de casamento. Na volta do seu encontro romântico a moça os recebe com um jantar delicioso, digno da comemoração, porém com um ingrediente secreto. Secreto e bizarro.





Logo depois vem “Robo de Órganos” (Roubo de Órgãos), que se passa na cidade do Rio de Janeiro, embora esta lenda circule por todas as cidades brasileiras. Uma linda mulher esbarra “acidentalmente” em um executivo, e logo eles marcam um encontro no apartamento dele, para passarem uma noite romântica regada a muita bebida. No dia seguinte ele descobre que o amor pode ter um alto preço a ser pago.



E, por fim, “El Silbón” (de “silbido”, assovio em Espanhol). Lenda amplamente difundida na região de Los Llanos – Venezuela e Colômbia – desde o século XIX, que conta a história de uma alma penada amaldiçoada a vagar por todo o sempre, depois de ter assassinado o seu próprio pai. “El Silbón” é um andarilho que assovia uma infernal melodia que, para quem a escuta, pode ser o sinal de uma morte iminente.





Todas essas quatro obras são baseadas em lendas de conhecimento popular muito difundidas em todo o continente. Mas os espectadores vão se surpreender com o poder de síntese e com a fotografia destes pequenos filmes, que farão gelar a espinha de quem os assiste. E, como bônus, fica aqui a vinheta, criada também pela Studio Freak, vinculada no canal HBO Plus, para os amantes dos mortos-vivos: http://studiofreak.tv/portfolio/hbo-zombies/

Após o sucesso foram lançados mais episódios.





O Jantar Maldito.



O Conto do Chupa Cabras.



Divirtam-se

Fonte: HBO, Youtube, Pipocacomsangue.com.br