sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cinema: anos 80 – O CLUBE DOS CINCO

Cinema anos 80 - O Clube dos Cinco.
John Hughes era O CARA nos anos 80 quando se falava em filmes juvenis, que obviamente se tornaram cults. Claro que naquela época um filme com jovens tratando das temáticas de suas vidas não era nada parecido com os que encontramos hoje, que são nota 4 comparados aos da famosa “década perdida” – como ficou conhecido os anos 80.


THE BREAKFAST CLUB marcou uma geração e seria o queridinho de muitas outras que se aventurassem a vê-lo.
O filme se passa em um único dia, quando 5 alunos do “high school” tem de ir a escola para pagar detenção, devido a motivos diversos. O diretor, a figura do carrasco, prestes a arrancar a mocidade do grupo, é o responsável por vigiá-los durante as horas que devem ficar presos na biblioteca em pleno sábado. No decorrer do dia eles tentam driblar o castigo e se divertir, acabam se conhecendo e percebendo que apesar de totalmente diferentes tem muito em comum.



O atleta (Emilio Estevez), a patricinha (Molly Ringwald), o geek (Anthony Michael Hall), a rebelde (Ally Sheedy) e o valentão (Judd Nelson) são a representação daquilo que todos passam no colégio, seja em qual parte do mundo for, seja em que ano for, sempre teremos esses mesmo esteriótipos.

Emilio Estevez – apesar de preferir não usar o sobrenome famoso, é irmão de Charlie Sheen – encarnou o atleta bonitão e popular Andrew, que força essa imagem por conta da pressão do pai, que exige que o filho seja o machão, o melhor nos esportes e não admite menos que isso. Já na década de 90 Estevez participou de uma franquia, NÓS SOMOS OS CAMPEÕES, em que viveu o advogado e treinador de hóquei no gelo, Gordon Bombay.


Molly Ringwald – creio que ela foi a eleita de Jonh Hughes na época, pois virou a então namoradinha da América graças as suas personagens emblemáticas nos longas Gatinhas e Gatões / A Garota de Rosa Shocking /O Clube dos Cinco. Viveu a mais bela e popular da escola, Claire.


Judd Nelson – o valentão e destemido John foi o grande ápice do longa, com uma caracterização bem fechada e sem se tornar um clichê do “bad boy”.


Ally Sheedy – viveu Allison, a sombria e rebelde da escola. Na vida real ela se tornou professora e até chegou a dar aulas para Lourdes Maria, a filha da Madonna.


Anthony Michael Hall – como o nerd Brian, Anthony provavelmente é o que mais apareceu nas telas depois. Ele foi o protagonista da série O VIDENTE, baseada na obra de Stephen King, em que ele é um professor de escola que sofre um acidente e fica anos em coma, quando acorda Seu personagem no filme foi o responsável por escrever a bendita redação falando sobre o que cada um é, que o diretor ordena que eles façam.


A carta:

Aceitamos o fato de passarmos o Sábado no castigo por o que quer que seja que tenhamos feito errado. O que fizemos foi errado. Mas aceitamos que o Sr. É louco por nos passar uma redação descrevendo quem achamos ser. Desde quando se importa? O Sr. nos vê como quer ver. Nos termos mais simples, as definições mais convenientes. O Sr. nos vê como um cérebro, um atleta, uma louca, uma princesa e um criminoso. Certo?”

O filme também tem cenas marcantes, como a dancinha na biblioteca, várias vezes imitadas em outros filmes e a famosa cena final, em que o bad boy ergue o braço no ar e nos deixa enlouquecidos esperando para saber o que vai acontecer quando todos estiverem na escola na segunda feira.



curiosidades:

O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes: 4 a 5 de julho de 1982.
A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores que falasse o que quisessem.
Foi pensada a possibilidade de realizar seqüências do filme a cada dez anos, onde os personagens se reencontrariam, mas isso acabou nunca acontecendo.
O filme “Secrets” (1992) dirigido por Michael Pattinson, ganhou o título no Brasil de “Clube dos Cinco 2″[8], mas não tem nenhuma relação com “The Breakfast Club”.
Em 2008, o filme foi escolhido pela revista Empire como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos. Do mesmo modo, o The New York Times o colocou como o seu melhor filme na lista 1000 Movies Ever. O filme também é número 1 no ranking da revista Entertainment Weekly sobre os 50 melhores filmes High School.
Em 2005, a MTV anunciou que o filme seria premiado com o “Silver Bucket of Excellence Award” em homenagem ao aniversário de 20 anos no MTV Movie Awards.



Título Original: The Breakfast Club

Título Nacional: O Clube dos Cinco

Lançamento: 1985

Nacionalidade: EUA

Duração: 1h37min


Fonte: Youtube e Cinema anos 80

Por onde andam os atores?

Molly Ringwald, 47 anos – Estrela nos anos 80, Molly protagonizou também outros cults da época como A Garota de Rosa-Shocking, Gatinhas e Gatões e Mais ou Menos Grávida. Ainda está na ativa, fazendo seriados de TV e tem dois filmes para o cinema em 2015, Bad Night e Jem e as Hologramas.

Ally Sheedy, 53 anos – A atriz manteve uma carreira constante no cinema e na TV, mas sem o igual sucesso que obteve com Clube dos Cinco e O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, outro marcante longa-metragem da década de 80. Ela também é professora no LaGuardia High School for the Performing Arts.

Judd Nelson, 55 anos – O último filme mais famoso do ator é New Jack City, de 1991. Embora não tenha parado de atuar no cinema e na TV, Nelson também não emplacou mais nenhum sucesso. Neste ano, reapareceu na série Empire e está em cinco filmes para serem lançados, todos pouco expressivos.

Anthony Michael Hall, 47 anos – Quem viu o recente Foxcatcher, percebeu o ator num pequeno papel. Mas em nada o Anthony Michael Hall de hoje lembra o de três décadas atrás. Depois de Clube dos Cinco, ele fez Férias Frustradas e apresentou o programa de humor Saturday Night Live. Também ficou marcado pelo vilão de Edward, Mãos de Tesouras, de 1990. Teve certo sucesso como protagonista da série O Vidente (2002-2007).

Emilio Estevez, 53 anos – A carreira do irmão de Charlie Sheen deu uma decolada após Clube dos Cinco em trabalhos como O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, Heróis ou Vilões (ao lado de Demi Moore, como quem namorou), Tocaia, Máquina Quase Mortífera, entre outros. Nos anos 2000, Estevez esteve mais atrás das câmeras na direção de séries como The Guardian, CSI e Em Nome da Justiça. Está dirigindo e atuando no longa-metragem The Public, sem previsão de estreia.