sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

God of War: Ghost of Sparta – PSP – Review

God of War: Ghost of Sparta – PSP – Review
Kratos em toda sua fúria!
Para que você possa saber do que esse mais novo game da série God of War se trata, deixe-me resumir da seguinte forma: Esse é um dos mais belos e divertidos games jamais feitos para o PSP.

Pronto, agora você entende o porque que God of War: Ghost of Sparta é essencial para sua coleção?

A série se passa entre os acontecimentos de God of War e God of War II, continuando exatamente logo após o final de God of War, onde Kratos senta em seu recém aclamado trono. Porém, como se já não bastasse visões do passado que Kratos tem (da morte de sua esposa e filho, causada por ele por sinal), agora uma nova visão o atormenta: Uma mulher idosa deitada e doente numa cama de pedra que fala de outra visão que o atormenta, a visão de seu irmão Deimos (que muito lembra Leonidas de 300!). Convencido de que ele pode mudar isso, Kratos parte para Atlântida em uma missão que acaba o levando para sua terra natal, Esparta, nos domínios de Thanatos, deus da morte.

Falando um pouco do aspecto gráfico, God of War: Ghost of Sparta é simplesmente magnífico! Ele consegue ser bem melhor que os games do PS2 e com certeza é o jogo mais bonito do PSP até então! Os ambientes são muito detalhados, onde uma chuva constante em um cenário mais lembra uma cascata de gotas d’água, mostrando que o ambiente tem vida nesse game. Os demais detalhes gráficos lembram muito God of War III,inclusive a forma com que você poderá ficar encharcado de sangue durante uma batalha.

A jogabilidade é tão boa quanto a de costume, pois não há nada novo, o que não é uma notícia ruim. Você passará horas destruindo incontáveis inimigos, resolvendo puzzles e explorando os mais diversos ambientes. Por isso não é nenhuma surpresa ver que o combate, que já foi aperfeiçoado nos últimos anos, é muito parecido com God of War III. Para não dizer que não há nenhuma novidade sequer, há uma nova arma e dois novos poderes mágicos. E isso é tudo.



No início do jogo, Kratos está com as Lâminas de Athena, que funciona como as demais espadas dos outros jogos da série, incluindo seus movimentos especiais. Entretanto, você pode destravar a habilidade de incluir fogo às lâminas, conhecida como Thera’s Bane (a destruição de Thera)! Esse poder lembra muito a “Rage of Sparta” (Fúria de Esparta) de God of War III, com uma barra própria, que poderá ser ativada à sua vontade, a qualquer momento. A diferença é que Thera’s Bane é necessária para destruir algumas portas e outros obstáculos do jogo, além de também servir para quebrar a armadura de certos inimigos.

A outra arma que você conquista no jogo é uma lança e um escudo conhecido como “Arms of Sparta” (Os Braços de Esparta). Essa combinação serve tanto para ataques longos como para curtos, já que a lança serve para os dois tipos, como o escudo também poderá ser usado para derrubar inimigos como para bloquear! Sendo que Kratos pode andar enquanto bloqueia, o que será muito útil para andar contra o fogo ou vento congelante!

Os dois novos ataques mágicos são o Eye of Atlantis (o Olho de Atlantida) e o Scourge of Wrinys (a Escória de Erinys). O primeiro serve como um ataque de relâmpagos, e o último como uma bola de energia que suga os inimigos deixando orbes verdes para Kratos no caminho. Tudo isso sem esquecer que God of War: Ghost of Sparta ainda conta com uma série de outros detalhes, chefões gigantes, mais sangue, excelente dublagem em inglês, o velho mini-game de sexo, dessa vez com Kratos no que mais lembra um harém, além, de desafios extras que vão surgindo na medida em que você progride, como é o caso do Temple of Zeus, onde você poderá gastar suas orbes vermelhas para pegar arte conceitual do jogo, vídeos e inimigos para a arena de combate, local onde você customiza uma batalha para se divertir do jeito que quiser!

Tudo isso combinado aos belos gráficos e ao fato que o jogo praticamente não tem loadings, tirando aquela sensação de frustração que Chain of Olympus deixava no desenrolar de um combate, devido a alguns momentos de lentidão. Em se tratando de problemas, o jogo não é perfeito, mas não há quase nada para se reclamar. Talvez a câmera fixa possa atrapalhar um pouquinho numa cena ou outra, porém nada que se compare a outros games que realmente irritam por aí.

Assim, espero que você, amigo proprietário de um PSP, sabia que God of War: Ghost of Sparta é um jogo OBRIGATÓRIO para qualquer fã da série ou para quem gosta de um bom game de ação. Esse sem sombra de dúvidas é um jogo que mostra todo o potencial do PSP e que trás mais um interessantíssimo capítulo à história de Kratos, que já era muito boa! Essa sim é uma forma e tanto de se dizer, “This is Kratos!” (Você esperava outra frase não é?)

Plataforma: PSP
Data de Lançamento: 02/11/2010
Distribuída por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvida por: Ready At Dawn Studios
Gênero: Ação-Aventura
ESRB Rating (censura): Mature (maiores de 17 anos)
Nota: 10.0 / 10.0

Fonte de vídeo: YouTube
Fonte: www.playstation.com.br