terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pro Evolution Soccer 2011 – Playstation 3 – Preview

Pro Evolution Soccer 2011 – Playstation 3 – Preview

Um novo início nos 10 anos da série
A E3 desse ano criou uma boa expectativa para os fãs do futebol que sempre gostaram da série Pro evolution Soceer, pois essa que já algum tempo tem perdido a batalha anual do melhor game de futebol para as diversas que a série FIFA tem mostrado, aparenta está recebendo um novo início que promete mais ser uma virada de mesa! Já durante a Tokyo Game Show que aconteceu a pouco tempo, pudemos ver os motivos pelo qual a Konami acredita ter chances de voltar a estar no topo do futebol virtual.

A versão disponível na feira mostrou o que muitos já especulavam era verdade! A franquia está trazendo ainda mais times licenciados (não tanto quanto FIFA, mas já é algo animador), uma maior quantidade de modos de jogo e novidades que animarão a todos os fãs. Durante essa demonstração foi possível ver uma partida entre Inglaterra e Brasil, que serviu mais como um pré-show do que vem por aí! Na medida em que os jogadores entravam em campo, já dava para perceber que a Konami investiu bem mais em detalhes. Enquanto os times entravam em campo, jogadores-chave como Kaká, recebiam aquele zoom. Depois o famoso hino “God Save the Queen” era entoado e seguido pelas versões virtuais dos jogadores da seleção inglesa.


Após tal demonstração, começamos a ver os detalhes na jogabilidade, que era uma das principais curiosidades de todos. Então, sem mais demoras, vamos lá! Depois de introduzido no game do ano passado, o sistema 360 graus de drible volta em PES 2011. Sem ele, o jogo fica mais parecendo um futebol de fliperama, como os clássicos arcades da década de 90, do que um simulador de futebol, característica-chave dos games esportivos da atual geração de consoles. Os antigos fãs de Pro Evolution Soccer estão tendo que se adaptar a esse novo sistema, que não seria de nada estranho para os jogadores de FIFA, que já estão acostumados a esse tipo de controle. Com ele os dribles ficam mais suaves e sensíveis, e mesmo que você não seja um rei dos truques com a bola e fintas, o simples proteger a bola com o corpo do jogador ficando ao contrário do atacante ou o fingir de um chute contra um defensor para realizar um passe nunca foi tão recompensador!



O controle da bola é fantástico, e percebemos durante nossa sessão de demonstração a facilidade que é pegar um jogador para escolher uma posição perfeita para tomar uma decisão. Fazer um passe para outro membro de sua equipe ainda ficou um pouco vago, enquanto o rápido sistema “ping-pong” de passes visto na versão para esse ano de FIFA, que cria um jogo mais real e com mais emoção, já que os atacantes têm mais oportunidades dentro da área.

A física também tem um papel principal na edição desse ano. Os jogadores se acotovelam com e sem a bola, e mesmo jogando contra o computador, ao invés de outro jogador, o jogo estava bem competitivo! As faltas vêem acompanhadas de replays em slow-motion, enquanto os demais jogadores não ficam simplesmente parados, mas brigando com seus companheiros após ver a bagaçada no chão! Assim, as coisas ficam mais excitantes, principalmente se um jogador leva amarelo ou vermelho, onde é possível ver um time apelando para o juiz, numa tentativa de reverter a decisão (que assim como no futebol de verdade, nunca acontece, mas é bacana de ver).

A emoção pelo visto é o ponto forte da Konami para esse ano! As expressões são muito bem feitas, e vão de raiva a frustração! Um jogador que perde um gol claro cai no chão uma vez que a bola sai de campo, cobrindo sua face em horror à chance perdida de ampliar o placar! A combinação disso, ao sistema de dribles e à física do jogo, deixa PES 2011 numa ótima situação de disputa com FIFA! Além disso, já também soubemos que haverá uma Master League on-line e nada melhor que ter o melhor modo do jogo em conjunto com disputas pelo mundo todo!

Agora, a pergunta que fazemos todos os anos e que nos últimos 4 tem sempre dado FIFA. Quem leva o caneco esse ano? Será que as novidades de PES 2011 dão a FIFA motivos para se preocupar? Bom, acredito que só o tempo irá nos responder! Mas, pelo o que já vimos, e pelo lançamento de FIFA 11 (que traremos um review em breve), já dá para saber que quem realmente ganha com isso somos nós jogadores, uma vez que essa disputa só gera games ainda mais realistas e divertidos! E que vença o melhor!


Plataforma: Playstation 3
Também disponível para: Playstation 2 e PSP
Data de Lançamento: novembro de 2010
Distribuída por: Konami
Desenvolvida por: Winning Eleven Productions
Gênero: Esporte
ESRB Rating (censura): Livre
Expectativa: 8.5 / 10.0

Fonte de vídeo: YouTube
Fonte
: www.playstation.com.br