quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dante’s Inferno – Playstation 3 – Preview

Dante’s Inferno – Playstation 3 – Preview
Dos livros a uma aventura de tirar o fôlego!



Desde o início do ano que todos estão querendo saber mais sobre Dante’s Inferno, o mais novo game de ação da Electronic Arts, que é baseado na Divina Comédia, de Dante Aligheri. Os jogadores estarão na pela de Dante, enquanto ele conquista seu caminho pelos nove Círculos do Inferno para salvar sua amada Beatrice das garras de Lucifer. Agora, graças a uma demonstração liberada pela EA poderei dizer com precisão o quão incrível esse jogo fará o seu início de ano!

Logo no início da demonstração os jogadores poderão ver uma CG de Dante lutando contra inimigos em sua caminhada para se livrar de seus pecados durante a terceira Cruzada, em 1191. Na medida em que ele costura um doloroso símbolo da Cruz em seu peito, o jogo vai mostrando partes do que tem acontecido, mostrando o objetivo dele ao batalhar nas cruzadas até a cidade de Acre. Como uns dos cavaleiros do Rei Ricardo, Dante e seus amigos Cruzados capturam a cidade de Acre, mantendo seus 3000 habitantes como reféns, buscando uma troca deles pelo símbolo sagrado que está sendo mantido por Saladino, protetor das terras. Entretanto, Saladino se recua a negociar, enquanto os cavaleiros vão ficando cansados e começam a massacrar os habitantes, causando um grande conflito de fulga.

Antes de Dante matar alguns habitantes locais, ele tem que se defender com uma espécie de machado contra pessoas que o atacam. Essa parte serve como um pequeno turorial para os movimentos rápidos e fortes de Dante. Não é muito ocmplicado vencer esses adversários nesse sistema de batalha que muito lembra o esquema de games de açao como God of War (o que é uma ótima notícia), com combos bem intuitivos. O problema para Dante não é essa batalha, mas o que acontece em seguida, quando ele vai deixando a área da cidadela, um assassino furtivamente o esfaqueia nas costas. Sentindo a vida escoar de sua corpo, Dante fica cara-a-cara com a própria Morte, que diz que a alma dele está condenada pelos pecads e transgressões durante a guerra. Porém, Dante se recusa a aceitar esse destino e batalha contra a própria morte!

A luta contra a Morte é bem interessante (ela serve como uma espécie de chefe de fase), testando suas habilidade de contra-ataque e defesa, na medida em que você deverá prestar atenção nos teleportes, dashes e golpes rápidos que a Morte usará para te derrotar. Depois de dar uma série de golpes suficientes na Morte, Dante faz o que parecia impossível! Ele toma a foice da Morte para poder executá-la! Assim, ele retoma seu caminho para a Florença, na Itália, terra de sua amada. Infelizmente ele descobre que Beatrice foi estuprada e morta e sua casa foi completamente destruída. Ao se aproximar do corpo dela, a alma dela aparece por alguns segundos, quando ela reclama que “ele teria prometido que ela podería vê-lo mais uma vez”, até que Lúcifer a leva para uma igreja distante. Enquanto Dante o persegue, uma legião de criaturas surge para retardar o progresso de Dante.



Graças à foice da Morte, Dante é capaz de atingir as almas dos amaldiçoados e ao destruir seus “corpos”, você poderá utilizar suas almas para adquirir novas habilidades e ataques. A maneria com que você coleta as almas afeta na forma em que você ganhará pontos. Porém, se você utilizar a foice na opção de punição das almas, você adquirá “unholy points” (algo como pontos amaldiçoados). Agora, se escolher em absolver seus inimigos com a Santa Cruz de Dante, você ganhará pontos sagrados. Esses pontos poderão ser adquiridos pelos sete níveis de habilidades sagradas ou amaldiçoadas. Se você escolher as amaldiçoadas, você adquirá habilidades para a destruição de seus inimigos e chefões e seus golpes ficarão de corvermelha ou laranja para indicar seu poder. Mas,você irá conseguir menos almas do que se escolher o caminho sagrado, pois é mais fácil partir para o lado das trevas.

De contrapartida, os poderes sagrados irão providenciar mais almas, mas há menos deles e o custo de suas habilidades é bem maior. Os ataques sagrados que você tiver, entretanto, terão coloração branca ou azul e indicarão a pureza se sua natureza. Claro que é muito mais complicado ser virtuoso nos caminhos para as profundezas do Inferno, mas você poderá tentar oras! E você não terá que estar preso a apenas um desses caminhos durante todo o jogo (você poderá pausar o jogo a qualquer momento para mudar qual estilo você quer utilizar), mas não será possível adquirir todos os poderes de um caminho único (incentivo para que você termine o jogo mais de uma vez).

Cada combo que você conseguir desferir em seus inimigos aumenta a barra de redenção de Dante, uma pequena barra no canto da tela. Uma vez cheia, Dante poderá converter o poder dessa barra para se mover duas vezes masi rápido e causa duas vezes mais dano por um certo período de tempo. Os jogadores poderão comprar mais seguimentos da barra, para causar maiores estragos por mais tempo, perfeito para chefes de fase e grandes grupos de inimigos.

Quando Dante finalmente chega até a igreja, você a verá caíndo aos pedaços até as os limites da entrada do Inferno. Lá você encontrará Virgil, que informa que Beatrice o enviou para guiar Dante até o encontro dela, para que assim ele possa salvá-la. Fortalecido por essa notícia Dante abre caminho perante uma série de inimigos e um gigantesco adversário, que ele usa para poder abrir os portões do Inferno. E é nesse ponto que a demonstração se encerra, mostrando um vídeo de amostra do que acontecerá dentro dos Círculos das Profundesas.

O que realmente chama atenção após a demo é a qualidade gráfica do jogo. Desde as cenas cinematográficas até as coisas mais simples como as fontes sagradas (holy), onde os jogadores adquirem mana, até as arcas demoníacas, tudo tem uma qualidade supreendente! O mesmo se pode dizer dos sons, simplesmente aterrorizantes! Num bom sentido é lógico!

Assim, Dante’s Inferno se mostra um incrível jogo, que já está com demo disponível para download! Para quem já jogou, resta agora esperar anciosamente pelo lançamento do título ano que vem.


Plataforma: Playstation 3
Data de Lançamento: 09/02/2010
Distribuída por: Electronic Arts
Desenvolvida por: Visceral Games
Gênero: Ação
ESRB Rating (censura): Mature (maiores de 17 anos)
Expectativa: 9.8 / 10.0


Fonte de vídeo: YouTube
Jeancarlos Silva Mota
www.playstation.com.br