terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

New Orleans Saints conquista o Super Bowl




New Orleans Saints conquista o Super Bowl pela primeira vez na história

Quatro anos e meio após a trágica e destruidora passagem do furacão Katrina pela cidade de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos, o time da cidade, o New Orleans Saints, conquistou o título do Super Bowl. É a primeira vez na história que os Saints são campeões da NFL, a liga profissional de futebol americano.

Na grande decisão, disputada em Miami, os Saints venceram por 31 a 17 o Indianapolis Colts, time de melhor campanha da temporada regular e considerado favorito pela maioria dos especialistas. O grande astro dos Colts e um dos maiores quarterbacks da história do jogo, Peyton Manning, não conseguiu chegar ao segundo Super Bowl de sua carreira - que é marcada por mais números e recordes do que propriamente títulos.

Quarteback dos Saints Drew Brees segura o troféu Vince Lombardi, de campeão do Super Bowl
Quarteback Drew Brees segura o troféu Vince Lombardi, de campeão do Super Bowl
Crédito da imagem: Reuters

Quando os Saints venciam por 24 a 17, no último período, Manning tinha a bola nas mãos para tentar levar seu time ao empate. A 3min12s do fim da partida, ele foi interceptado por Tracy Porter, que correu 74 jardas para determinar a vitória inédita do time de Nova Orleans.

Esta foi a primeira vez que os Saints chegaram ao Super Bowl e, devido à destruição da cidade em 2005, que comoveu todo o país, a franquia tinha a simpatia de parte do público e até mesmo do presidente dos EUA, Barack Obama.

No fim, o grande nome da partida foi o quarterback Drew Brees, que acertou 32 de 39 passes para 288 jardas, dois touchdowns e nenhuma interceptação. Os 32 passes acertados empatam um recorde de Super Bowl. Manning, do outro lado, acertou 31 de 45 passes para 333 jardas, um touchdown e uma interceptação.

Pierre Thomas e Reggie Bush, pelos Saints, se destacaram com corridas e recepções importantes. Joseph Addai fez o mesmo para os Colts, mas em vão.

O primeiro tempo do Super Bowl teve dois momentos completamente distintos. No primeiro quarto, os Colts dominaram a posse de bola durante mais de 10 minutos (dos 15 do relógio). No segundo quarto, no entanto, a lógica se inverteu. Os Saints ficaram com a bola, controlaram o cronômetro e deixaram Peyton Manning no banco de reservas, só assistindo.

A primeira posse do jogo foi dos Saints, que não avançaram e devolveram a bola. Os Colts, pela primeira vez no ataque, avançaram comandados por Manning e Joseph Addai. A campanha acabou em um field goal de 38 jardas marcado por Matt Stover, deixando o placar em 3 a 0.

Após mais um ataque rápido e mal sucedido dos Saints, os Colts voltaram a pontuar. Manning levou o time ao touchdown após passe de 19 jardas para Pierre Garçom, fazendo 10 a 0 no marcador.

No segundo período, os Saints e Drew Brees finalmente começaram a jogar. Primeiro, o time chegou a um field goal de 46 jardas marcado por Garrett Hartley. Depois, com outra boa campanha de ataque, os Saints chegaram à linha de 1 jarda e ficaram perto do touchdown. Na quarta descida para o TD, o técnico Sean Payton arriscou e abriu mão de tentar o field goal. Pierre Thomas foi parado pela defesa dos Colts, que recuperou a posse de bola.

Ainda haveria tempo, no entanto, para os Saints recuperarem a bola e marcarem um field goal de 44 jardas com Hartley. O jogo foi para o intervalo com vantagem de 10 a 6 para o Indianapolis Colts.

O segundo tempo começou com uma das jogadas mais ousadas da história dos Super Bowls. Logo no primeiro lance, em vez de chutar normalmente a bola para os Colts, os Saints tentaram um onside kick. Um chute curto, que permitiria ao time recuperar a bola e manter a posse, recurso normalmente usado pelos times desesperados em fim de partida. A tática de Sean Payton deu certo, e o New Orleans Saints conseguiu ficar com a bola diante da surpresa do time adversário.

Um passe de 16 jardas de Drew Brees para Pierre Thomas, que correu brilhantemente cortando os adversários, resultou no touchdown da virada: 13 a 10 Saints.

Mas Manning, pela primeira vez com a bola no segundo tempo, não decepcionou. Comandou uma ótima campanha ofensiva que acabou em um TD de 4 jardas de Addai, fazendo 17 a 13 no marcador. Um field goal de 47 jardas de Hartley somou mais 3 pontos para os Saints, que seguiam vivos no jogo.

A jogada de ataque seguinte dos Colts acabou sendo um momento crucial do jogo. Matt Stover errou um field goal de 51 jardas, deixando Manning com cara de poucos amigos no banco de reservas.

De novo com a bola, Brees comandou uma fantástica campanha de ataque que acabou em um passe de 2 jardas para TD de Jeremy Schockey. Com 22 a 17 no placar, os Saints partiram para a conversão de dois pontos, que obrigaria os Colts a um touchdown para empatar a partida.

Brees passou para Lance Moore, que fez uma recepção fantástica na endzone, mantendo a bola sob controle. Inicialmente, a arbitragem marcou passe incompleto, mas o técnico Payton desafiou a marcação. Após a revisão da jogada, os árbitros decidiram considerar a jogada válida: 24 a 17 Saints no placar. O ataque seguinte dos Colts acabou na interceptação de Manning e o touchdown definitivo de Porter.

FONTE:
www.espm.com.br