quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

NFL SUPER BOWL 43


Transmitida para 223 países, em 30 idiomas diferentes, a final do futebol americano é o programa de TV mais assistido em toda história. E pela primeira vez no Brasil, uma equipe nacional transmitirá a partida in loco. A ESPN mostra o confronto com exclusividade para o país.
Arizona Cardinals e Pittsburgh Steelers, que fazem o Super Bowl no próximo domingo em Tampa, esbanjaram confiança na conquista do título em suas primeiras declarações à imprensa.
Mike Tomlin, técnico do Steelers, disse que a equipe não vai mudar nada para a grande decisão. Ele já participou do Super Bowl em 2003, como parte da comissão do Tampa Bay Bucaneers que levou o título.
"Simplesmente vamos nos adaptar ao ambiente especial da partida e manter em campo o que fizemos durante toda a temporada. Respeitamos o adversário e isso é o mais importante", comentou.
Outro que chega "vacinado" ao jogo é o quarterback Ben Roethlisberger, do Steelers. Ele foi herói e vilão ao ser o mais jovem de sua posição a disputar um Super Bowl, mas também acabou com um dos piores.
No Super Bowl de 2004, ele levou o Pittsburgh à vitória ao bater o Seattle Seahawks por 21 a 10, mas acabou interceptado duas vezes. A equipe só levou o quinto título de sua história por conta da péssima atuação da arbitragem, uma das mais confusas na história da NFL (Liga de Futebol Americano).
"Tenho algo pendente no âmbito pessoal e venho decidido a jogar melhor agora. Mas no final o que conta mesmo é a vitória, não importa o que cada um fez", destacou Roethlisberger.
Já Troy Polamalu, um dos destaques da equipe, sabe que sua atuação terá de ser boa: ele terá de marcar ninguém menos que Larry Fitzgerald, destaque ofensivo do Arizona. "Vamos parar não só ele, mas todos os bons jogadores do Cardinals", garantiu.
Hines Ward, esperança do Steelers de chegar à vitória, quer esquecer a lesão sofrida na final da Conferência Americana, diante do Baltimore Ravens, e disse que está mais pronto do que nunca. Ele venceu o prêmio de Melhor Jogador (MVP, em inglês) no Super Bowl de 2004.
O Cardinals, que disputa a primeira final na história, conta com o trunfo do treinador Ken Whisenhunt, que trabalhou na franquia de Pittsburgh e conhece o adversário melhor que ninguém.
"Somos uma equipe que conseguiu melhorar muitos aspectos de nosso jogo. Quando entrarmos em campo, teremos todas as chances de conseguir a vitória", disse Whisenhunt.
O Arizona terminou com nove vitórias e sete derrotas na temporada regular, e por isso é considerado zebra nesta decisão.
Entretanto, o veterano quarterback Kurt Warner, de 37 anos, garante que a equipe escreverá seu nome na história com o inédito título. O jogador também tenta uma marca pessoal: buscará ser campeão em duas décadas distintas - venceu em 1999, pelo Saint Louis Rams.
Fontes:
Site: oficial NFL
Site: ESPN Brasil
Site: Oficial das esquipes